Aniversário PET 20 anos

O Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e conteúdos programáticos que integram sua grade curricular, seguindo o modelo da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
O grupo PET Música foi criado no Instituto de Artes da UNESP em agosto de 1996, pelo Prof. Dr. Roberto Antonio Saltini. Inicialmente composto por um número mínimo de quatro bolsistas, foi ampliado após avaliações positivas e hoje conta com doze bolsistas, número máximo que o programa permite. Em 2000, o grupo teve seu segundo tutor, o Prof. Dr. Paulo Castagna, que permaneceu até maio de 2004, e, a partir de junho, a Profa. Dra. Marcia Guimarães assumiu a tutoria do grupo PET-Música. Desde outubro de 2015 a tutoria do PET-Música está a cargo do Prof. Dr. Maurício De Bonis.
Em sua história o PET-Música trabalhou intensamente no incentivo à produção artística no Instituto de Artes da UNESP, participou dos encontros dos Grupos PET do Estado de São Paulo; produziu a revista PETulante e atuou em diversos congressos e eventos acadêmicos.
Entre as linhas de atividades atuais do PET Música estão as palestras e concertos da série Música em Foco (com convidados do IA e externos), as oficinas e masterclasses da série Diálogos Sonoros, a Véspera Profana (mostra de composições dos alunos do IA), a Mostra de Música Contemporânea, a série de mesas redondas IA em Debate, os concertos da série Música no IHG (Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo), além da elaboração para o ano que vem de sua nova revista eletrônica Música em Foco e do planejamento de mostras de filmes e documentários sobre música.
Em 2016 o grupo PET-Música UNESP comemora 20 anos de existência e para celebrar compartilharemos nossa história com você: diversos bolsistas passaram pelo grupo e apresentaremos aqui alguns relatos desses ex-petianos. Leonardo Martinelli e Helen Gallo foram bolsistas no início do PET -Música e trazem aqui um pequeno depoimento sobre suas experiências vividas no grupo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s